Home
Nossos Produtos
Localização
Sustentabilidade
Cultivo da Cana Hoje
Etanol - Limpo e Renovável
Contatos
Recados
 




Os principais aspectos da sustentabilidade sócio-ambiental do cultivo da cana-de-açúcar foram apresentados, nesta sexta-feira (13/06/08), pelo consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, durante o Seminário "Produção de Alimentos e Bioenergia - Zoneamento Agroecológico e Políticas Públicas", realizado no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa de São Paulo.
 
"A produção de cana-de-açúcar é altamente sustentável, principalmente na utilização de sua biomassa para a geração de energia", declarou o consultor da UNICA, explicando que não há relação entre o aumento nos preços dos alimentos com a expansão do plantio da cana.

“Como se sabe”, acrescentou Szwarc, “o País dispõe de vastas áreas para o cultivo de alimentos, e a cana-de-açúcar ocupa apenas 1% das terras agricultáveis de todo o território nacional. Não há, portanto, sustentação para a hipótese de concorrência entre alimentos e cana-de-açúcar no Brasil”.

O consultor da UNICA também abordou a importância do setor sucroalcooleiro na diversificação da matriz energética brasileira. “O que é estratégico para o nosso País é o incentivo à bioenergia, inclusive a que pode ser gerada a partir do uso do bagaço da cana-de-açúcar”, concluiu.

O especialista em segurança alimentar José Graziano apresentou dados da FAO, organismo das Nações Unidas para agricultura e alimentação, que também mostram que o mundo vive uma crise de alta de preços de alimentos, mas não de sua produção. Graziano reiterou que a expansão do etanol não representa uma ameaça à disponibilidade dos alimentos.
 
Iniciativas que abrangem outras fontes de energia renovável, a preservação das regiões de agricultura familiar e a redução de impactos ambientais foram outros temas debatidos durante o evento, que contou com a participação de lideranças políticas, pesquisadores, produtores rurais e estudantes.

A jornada foi promovida pelas frentes parlamentares de Produção Sustentável de Agroenergia, Reforma Agrária e Segurança Alimentar e Nutricional. 
 

Top